Conheça nossa história
e nossos objetivos.

Todo negócio é bom, quando é bom para todos.”

QUEM SOMOS

A ABRAME tem por objetivo: CONGREGAR Árbitros, Conciliadores, Mediadores, Negociadores, Peritos Neutrais e demais profissionais em Métodos de Resolução Pacífica de Conflitos; APRIMORAR a formação técnica desses profissionais; INCENTIVAR a implementação desses institutos no Brasil, considerando sua eficácia internacional e COOPERAR com os diversos órgãos para facilitar e acelerar soluções nas relações pessoais e comerciais

O papel dos Profissionais é de um “facilitador”, desenvolvido através de várias técnicas, dentre elas a conscientização e o diálogo, irá proporcionar a real compreensão do problema e dos interesses envolvidos; auxiliando as partes a efetuarem uma composição, e, se infrutífero, será a questão submetida a decisão de um terceiro especializado, que, utilizando-se de métodos modernos apresentará uma solução célere e de qualidade ao caso em questão, valorizando-se assim, esses institutos que favorecem o desenvolvimento das relações humanas na sociedade.

Dr. Áureo Simões Júnior

NOSSA HISTÓRIA

1995

iniciou como ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDIADORES – ABRAME.

1996

iniciou o projeto de aplicação: Técnicas da Mediação na Conciliação Judicial, nos Juizados Especiais Cíveis de Curitiba, com o aprimoramento profissional através dos estágios supervisionados, em complemento aos cursos teóricos. 

1999

iniciou o projeto de treinamento: As Técnicas das Varas de Família de Curitiba, para a aplicação da Mediação nas sessões de Conciliação Judicial Familiar.

2000

em conjunto com o TRT- 9ª Região, participou da implantação do Técnico em Mediação para os Juízes Classistas nas Varas do Estado do Paraná, em função da impossibilidade da criação do cargo de Auxiliar de Mediação. A ABRAME integrou desde 2000 o projeto CACB/BID para o desenvolvimento da Mediação Comercial no Brasil

2001

desenvolveu o projeto de Capacitação dos Técnicos das Varas da Infância e Juventude de Curitiba, para a solução mediada aos jovens infratores, encerrada com a capacitação dos funcionários.

2003

alteração da razão social para ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ÁRBITROS E MEDIADORES – ABRAME, com o objetivo de atender novas demandas de atuação e a inclusão da Mediação como parte do processo arbitral, com efetiva aplicação dos institutos, também, ampliar a lista do corpo profissional e a incluir a Cláusula Compromissória nos respectivos contratos a firmar desde então

2005

firmou contrato de parceria com a Secretaria de Justiça do Estado do Paraná para Mediação, no PROCON e na Defensoria Pública. Criada, também, uma equipe de Mediadores Voluntários. Na Defensoria Púbica, a Mediação foi realizada até 2007, com 375 atendimentos, com resultado exitoso em 90% dos acordos. Criadas, estatutariamente, as Câmaras de Mediação e Arbitragem, os serviços de Negociação, Perícia Neutral e Ouvidoria Profissional.

2015

firmou novo contrato de parceria com a Defensoria Pública do Paraná, para atendimento das áreas Cível e Familiar, com índices de 91% de êxito.     

2019

foram firmadas parcerias para funcionamento de Câmaras de Mediação e Arbitragem com o SINDIMÓVEIS e o CRECI, para resolução dos conflitos.

Associe-se e aproveite
todos os benefícios!